© 2018 - ENERSOL - Todos os direitos reservados. JRDesigner

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
logo rbranco.png

Uma empresa:

Atorizada:

anuncio weg.png
logo canadian.png

Painéis:

logo ja solar.png
gcl-logo.png

Avenida  São Sebastião, 1556

B. Aldeia - Santarém - PA

e-mail: enersolstm@hotmail.com

(93) 3523-5255 Ramal 33

(93) 99185-7210

A ENERSOL - ENERGIA SOLAR é uma empresa de engenharia dedicada ao desenvolvimento de projetos, comercialização, instalação, homologação e manutenção de sistemas de energia solar.

 

Vantagens ENERSOL/WEG:

  • Trabalhamos com os melhores painéis fotovoltaicos e inversores, mínimo de 25 anos de eficiência energética;

  • Rapidez e eficiência na instalação;

  • Equipe técnica especializada;

  • Garantia de 1 ano para a instalação;

  • Financiamento em até 60 parcelas.

O que é energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico) sendo a célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental desse processo de conversão.

Este tipo de energia usa-se para alimentar inumeráveis aplicativos e aparelhos autônomos, para abastecer refúgios ou moradias isoladas da rede elétrica e para produzir eletricidade a grande escala através de redes de distribuição. Devido à crescente demanda de energias renováveis, a fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas tem avançado consideravelmente nos últimos anos.

Entre os anos 2001 e 2015 produziu-se um crescimento exponencial da produção de energia fotovoltaica, dobrando-se aproximadamente a cada dois anos.

Sistemas on-grid conectado a CELPA

É a energia obtida através da conversão da luz solar em eletricidade através de células fotovoltaicas, contidas nos módulos fotovoltaicos. No caso dos sistemas conectados à rede elétrica, a energia gerada através dos módulos solares, representa uma fonte de energia complementar à energia da distribuidora ao qual o usuário está conectado. são sistemas que geralmente não utilizam armazenamento de energia, pois toda energia gerada pelos módulos solares fotovoltaicos (durante o dia), é entregue à rede elétrica instantaneamente.

O Inversor solar, é instalado entre o sistema gerador fotovoltaico e o ponto de fornecimento à rede, ele recebe a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos em corrente contínua e converte em energia alternada, sincronizando e injetando na rede elétrica.

Sistemas off-grid utilizando baterias

O sistema off-grid ou sistema isolado são caracterizados por não serem conectados à rede elétrica, ou seja, o sistema se auto-sustenta através da utilização de baterias.

O sistema off-grid é utilizado principalmente para propósitos locais específicos, como, por exemplo: bombeamento de água, eletrificação de cercas, de postes de luz, etc.

A energia produzida é também armazenada em baterias, que por sua vez garantem o funcionamento do sistema em períodos com pouco, ou ausência de luz solar, como dias nublados ou à noite. Ou seja, durante o dia, em momentos em que a produção de energia supera o consumo, este excesso é enviado ao banco de baterias para que, à noite, quando o consumo é maior que a produção, essa energia possa ser utilizada para abastecer a rede ligada ao sistema. 

Sistemas de bombeamento sem uso de baterias

A utilização de sistemas de bombeamento de água em locais remotos, distante da rede elétrica convencional ou simplesmente para fins de economia de energia, proporciona comodidade e sustentabilidade.

 Algumas aplicações:

 

  • Sistemas de reuso de água de chuva;

  • Abastecimento para áreas de proteção ambiental;

  • Abastecimento de água para bebedouro animal;

  • Abastecimento de caixas d’água;

  • Abastecimento de água para; residências, sítios e fazendas

  • Abastecimento de água para irrigação agrícola;

  • Fontes e cascatas;

  • Abastecimento de água para comunidades;

  • Projetos de energia renovável;

 

Manutenção dos sistemas

Um equipamento de geração de energia solar apresenta uma interessante vantagem: a longa durabilidade. Mas esse fator não dispensa a manutenção preventiva, que permite garantir essa durabilidade e até aumentá-la, já que atua de forma proativa, gerenciando os riscos e evitando que muitos problemas venham a acontecer, atrapalhando seu correto funcionamento.

Como outros equipamentos, o sistema fotovoltaico também requer manutenção preventiva para garantir um bom funcionamento das placas solares, resultando em maior eficiência.

A manutenção preventiva possibilita maior economia, visto que evita a troca frequente das placas solares.

Saiba que quanto mais sujeira (folhas, poeira, fezes de pássaros e etc) o sistema acumular, menor será sua eficiência.

Problemas que você pode enfrentar ao usar painéis de baixa qualidade

Em um mercado mundial cada vez mais competitivo, destaca-se aquele que apresentar produtos de maior qualidade. No setor fotovoltaico não é diferente. É preciso atentar à procedência dos equipamentos utilizados para a instalação de um sistema, já que são eles que vão definir a eficiência da instalação e, consequentemente a economia gerada. Apesar dos alertas, muitos instaladores e clientes finais não sabem definir a qualidade dos painéis solares e o impacto que módulos de baixa qualidade podem provocar.

Já ouviu falar na frase “o barato pode sair caro”? Pois é, muitos dos sistemas vem com a premissa de economia mensal e retorno do investimento e instalar um sistema custo inicial mais baixo. O maior erro, nestes casos, está na empresa que comercializa o sistema que, para oferecer um produto competitivo para o cliente, comete a falha de não verificar a qualidade dos painéis a serem instalados.