Limpeza  dos painéis solares

           

A pergunta mais frequente quando um cliente recebe uma nova instalação fotovoltaica no seu telhado é: com qual frequência devo limpar meus painéis solares? Bem, a resposta a essa questão varia de acordo com a localização e inclinação dos painéis, clima de região e substâncias que serão acumuladas, por isso os profissionais responsáveis pela instalação devem levar em consideração todos esses fatores e prever uma frequência de limpeza para o seu sistema fotovoltaico.

Impacto na eficiência

Uma coisa é fato, os painéis precisam estar limpos para manter a sua máxima eficiência na geração de energia elétrica. Sujeira acumulada nos módulos, podem provocar a perda na eficiência dos painéis, dependendo do local, de 5,2 a 17% ao ano e em alguns casos podem ter valores mais altos, cerca de 25%.

Equipamentos utilizados na limpeza

Antes de citar alguns equipamentos utilizados, devemos lembrar que você não deve subir no telhado por conta própria para fazer a limpeza, contrate profissionais especializados para isso.
Agora que você está ciente disso, vamos continuar. Para a limpeza dos painéis, utilizamos um rodo com uma lâmina de plástico em um lado e um pano macio do outro juntamente com uma extensão do cabo, também utilizamos uma mangueira com um o jato de água limpa que chegue até os painéis, lembrando que não é aconselhável lavadoras de alta pressão e nem produtos químicos abrasivos.

Normas de segurança

Antes de iniciar a limpeza dos painéis, recomenda-se desligar o sistema, mas vale lembrar de que o cabeamento do telhado estará ativo e pode provocar um choque elétrico no manuseio, pois não podemos desligar o Sol.
É indispensável para qualquer manutenção dos painéis bem como sua limpeza que os profissionais sigam as Normas Regulamentadoras (NR) aplicáveis para esse tipo de trabalho. O não cumprimento delas poderá acarretar em penalidades legais para a sua empresa de energia solar.
Duas delas são as mais importantes, a NR 35 - TRABALHO EM ALTURA, que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores durante a instalação e manutenção de painéis solares em lugares altos e a NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE que estabelece os requisitos e condições mínimas de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que estão fazendo a instalação ou manutenção da parte elétrica do seu sistema fotovoltaico.
Aos profissionais não é recomendado que pisem ou sentem nos painéis para a limpeza, pois isso pode quebrar a face de vidro e a parte elétrica ser exposta, ocasionando um choque elétrico. Vale lembrar também que é indispensável o uso de talabartes, cintas, capacetes, linha de vida ou ponto de ancoragem para trabalhos acima de 2 metros de altura segundo NR 35.

© 2018 - ENERSOL - Todos os direitos reservados. JRDesigner

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Uma empresa:

Atorizada:

anuncio weg.png
logo canadian.png

Painéis:

logo ja solar.png
gcl-logo.png

Avenida  São Sebastião, 1556

B. Aldeia - Santarém - PA

e-mail: enersolstm@hotmail.com

(93) 3523-5255

(93) 99185-7210

icone-rbranco-2.png